Habilidades que podem ser potencializadas com as tecnologias e o ensino híbrido

Desde o estouro tecnológico no final do século XX, hardwares e softwares passaram a fazer parte do dia a dia dos estudantes. Contudo essa presença não se aplicava a todos os níveis de formação, podendo ser mais percebida na Educação Superior. Quando pensamos no contexto escolar do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, entretanto, podemos sentir que, apenas com a necessidade de adoção do isolamento social em razão da pandemia de Covid-19, houve aceleração na adesão dessas ferramentas.

Nesse sentido, é válido destacar que a simples utilização de instrumentos tecnológicos na educação não configura o Ensino Híbrido. Ou seja, não basta que uma aula seja gravada e assistida on-line ou que o professor, dentro da sala de aula, apresente um vídeo aos alunos. Para que uma prática seja considerada como prática de ensino híbrido, é necessário que o on-line e o presencial se complementem. O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) define que o ensino híbrido é entendido como uma abordagem que utiliza e integra as várias tecnologias digitais, tanto nos momentos presenciais, quanto nos remotos. Ou seja, há ensino híbrido considerando os momentos presenciais e há ensino híbrido considerando a integração entre presencial e remoto.

Ainda há uma clara aproximação do modelo de Ensino Híbrido com as chamadas Metodologias Ativas. Aqui no Centro Educacional Caminhar, trabalhamos ambas as perspectivas e o aluno é visto como centro do processo, enquanto o professor atua como mediador, orientando os alunos pelo caminho da construção do conhecimento.

O ensino híbrido torna o aluno protagonista do seu aprendizado, além de potencializar diversas outras habilidades. Destacamos algumas delas abaixo:

Habilidades tecnológicas

Os alunos aprendem a transitar entre os ambientes físicos e virtuais com muita facilidade e, com sua curiosidade e a predisposição nata para a tecnologia, desenvolvem competências de programação, jogos, edição de elementos gráficos, sonoros e visuais, dentre outros.

Resolução de problemas

Uma das características mais importantes em uma sociedade digital é a inteligência para resolver problemas por meio do raciocínio crítico e lógico. Ou seja, é não somente ler algo e entender, mas refletir, criticar e encontrar possíveis soluções para questões problemáticas envolvidas. O mundo atual requer uma capacidade lógica maior das pessoas, um senso mais desenvolvido de causa e consequência, e de pensamento aprofundado, que considera comandos e sequências de passos bem definidos para chegar a uma solução.

Adaptabilidade

Com o desenvolvimento de habilidades importantes e a capacidade de leitura do mundo contemporâneo, é possível estimular a adaptação à sociedade atual e à futura. Com essa inclusão, as oportunidades aparecem mais facilmente, sendo uma ótima vantagem para crianças, ainda no começo da jornada da vida. Sabia que mesmo nessa fase é possível obter resultados? Existem crianças empreendedoras que já dominam muito bem os recursos modernos e criaram suas próprias oportunidades!

Melhora da comunicação

Outra grande vantagem é o desenvolvimento da capacidade de comunicação, que abre portas para interações mais amplas, incentivando a colaboração entre as pessoas por causa do foco em projetos e atividades que necessitam de trabalho em equipe. É possível desenvolver as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade. Isso também acontece em função do contato com novos estilos comunicativos e culturas diferentes. Ampliamos nosso vocabulário, e o contato com informações diversas favorece o pensamento crítico e a argumentação.

Conhecimentos multidisciplinares

Uma das características do ser social e profissional do futuro é o domínio de múltiplas habilidades, em diferentes áreas, que se complementam para formar um indivíduo mais completo. Isso já é uma demanda em vários âmbitos da vida na atualidade.

Melhora da atenção e foco

Há uma melhoria na atenção e foco das crianças e dos jovens  por causa das atividades propostas. Elas estimulam a concentração e o engajamento, seja com estratégias inspiradas nos games, seja sobre aspectos típicos da modernidade. Elas tornam o processo de ensino mais estimulante, seu filho(a) vence a barreira do desinteresse e foca nas aulas.

Pensamento crítico

No meio digital encontramos informações verdadeiras e aquelas com conteúdo duvidoso. Há opiniões diversas e influenciadores que tentam atrair seguidores, por isso, é fundamental que desde cedo as crianças aprendam a desenvolver o pensamento crítico, a fim de filtrar tudo o que chega até elas. É muito importante que saibam conflitar dados e informações, procurar fontes confiáveis, não se deixar influenciar facilmente e sempre refletir acerca daquilo que estão lendo. Tudo isso contribui com a formação de cidadãos mais conscientes.

Autonomia do aluno

É desse modo que a criança e o jovem, enquanto alunos, descobrem os melhores caminhos para utilizar os recursos digitais em favor do seu aprendizado. Eles não ficam  limitados  aos conteúdos oferecidos em sala de aula, mas podem  se aprofundar neles buscando mais informações e assuntos relacionados.

Potencialize as habilidades do seu filho: traga-o para ser protagonista do seu próprio aprendizado no Centro Educacional Caminhar!

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