Por Ana Paula Ladeira
O Caminhar, sempre pensando no aperfeiçoamento de seus professores, estabeleceu com a Moonshot Educação, uma parceria que objetiva a formação de toda a equipe pedagógica, através do curso (R)evolução na Educação. Tal formação tem duração de um ano e é disponibilizada por módulos de aprendizagem.
Nosso time de professores, com toda a equipe de coordenação e gestão pedagógica, tem se lançado nos estudos de metodologias ativas e novas tecnologias educacionais, que visam potencializar a aprendizagem de nossos alunos. A metodologia ativa é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de suporte. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento. O professor atua como suporte para as novas descobertas, oferecendo leituras, pesquisas e debates instigantes.
A estrutura do processo formativo, estabelecido pela Moonshot Educação, é bem dinâmica e atraente, contando com palestras, compartilhamento de experiências, esclarecimentos de possíveis dúvidas e conexão com professores de todo o Brasil, em lives fechadas, o que gera um ambiente colaborativo e muito produtivo.
A Equipe Caminhar tem uma sala exclusiva, na plataforma virtual Moonshot e é apoiada por um Comitê de Inovação, integrado por pessoas de nossa instituição de ensino, que fomenta o processo formativo, acompanhando a aplicação prática dos conteúdos aprendidos e de todas as transformações vivenciadas pela comunidade escolar nestes tempos.
Investir em formação é fundamental para nós!
Como esta parceria está impactando nossas aulas?
Nós, professores do Centro Educacional Caminhar, inicianos em maio deste ano um curso de Metodologias Ativas para realizar uma renovação e inovação nas nossas práticas docentes. E claro, já estamos implementando tudo o que aprendemos em nossas aulas.
Umas das temáticas abordadas foi o uso de Estratégias Didáticas Assimétricas, cujo foco central é dividir a aula em três momentos chave para manter os alunos interessados e atentos nas aulas. Esses momentos são iniciados com um Quiz para chamar a atenção e recolher os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. – Como podemos observar na foto do 2° Período, através do site wordwall, os alunos brincaram em uma roleta de cores, em que precisavam associar com as cores dos alimentos que a personagem da nossa história comia durante a leitura.
A aula segue como planejado, mas no meio dela podemos criar um “refrão” como em canções, para enfatizar com os alunos o foco principal do conteúdo do dia. E para finalizar, brincamos de rede social, trazendo a realidade das mídias digitais, pois em forma de hastag os alunos criam um nome para arquivar a aula do dia.
A receptividade e o interesse dos alunos cresce, sua atuação e protagonismo nas aulas se tornam mais evidentes e os encontros mais prazerosos. Além deste exemplo, ainda existem muitos mais para experienciarmos.
Raquel Magi, professora de Língua Inglesa – Fundamental I e Educação Infantil