A participação da família no cotidiano escolar de uma criança é fundamental para o seu desenvolvimento pleno. No cenário de pandemia que vivenciamos, essa participação é cada vez mais importante. Entre as principais atividades as quais seu filho precisa de um suporte, os momentos de estudos em casa merecem uma atenção especial.
Segundo especialistas, a aprendizagem é diretamente influenciada por contextos sociais e pelo espaço físico, ou seja, de nada vale dedicar horas para os estudos, se o recinto em que o aluno se encontra não contribui para sua concentração e rendimento. Você sabe como criar um bom ambiente de estudo para ele?
Fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos afetam diretamente na produtividade do estudante. Enquanto uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço, fadiga e inquietação, um ambiente bem iluminado, fresco e razoavelmente silencioso é capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e atenção. E o mais importante é que encontrar essas características não é tão difícil como parece.
Em casa, o ideal é reservar um cômodo que esteja disponível sempre que necessário. O quarto é um dos espaços mais utilizados por se tratar de um ambiente onde é possível ter privacidade sem tantas distrações e interrupções. Neste caso, o ideal é delimitar muito bem os dois ambientes para não correr o risco de o estudo acabar na cama.
Além de se desligar distrações, também é recomendável a utilização de uma mesa espaçosa, capaz de organizar os materiais do dia com os de apoio, otimizar o aprendizado e diminuir o tempo de realização das tarefas. Uma cadeira confortável, que permite o aluno manter sua postura, e um quadro de avisos, para exposição de comunicados importantes, também são aconselháveis.
É muito importante que os pais adaptem sua agenda para ter um tempo familiar de qualidade e poder ajudar seus filhos nos estudos. Com isso, criar uma rotina que a criança conheça e possa acompanhar é uma estratégia muito útil para manter o interesse dela.
Afinal, não é suficiente ter um ótimo ambiente de estudo, se seu filho não é estimulado a criar o hábito de se dedicar às atividades escolares durante algumas horas de seu dia. E o que é melhor para isso do que poder passar um tempo com os pais?
Ainda que não seja possível estar com ela todos os dias, experimente montar um cronograma junto com a criança. Nele, você especifica os horários para estudo e marca os momentos em que poderão estar reunidos para que ela esclareça possíveis dúvidas e peça sua ajuda.
Com essas ideias, você pode criar um ambiente de estudo incrível e funcional para seu filho. Então, ele vai ter muito mais facilidade de manter-se motivado e apresentar um ótimo rendimento. Com o investindo na parceria entre escola e família, tudo fica mais fácil!